• Atendimento:
  • De Segunda à Sexta de 9h às 21h
  • Sábado de 9h às 17h
  • telCentro(21-2262-9043);
  • telCentro2(21-3174-6666);

Desenvolvimento de aplicativos para Iphone e Ipad

Carga horária: 40hs

Objetivo

Preparar o aluno para desenvolver aplicações Para IOS 6.0 e 7.1 usando a linguagem Objective-C . O curso visa capacita-lo para atuar como programador na criação de aplicativos para Iphone e Ipad, De forma prática ira entender o funcionamento da linguagem Objective-C e seu paradigma junto ao

framework Cocoa-Touch ferramenta poderosíssima na criação de sistemas voltados para  as plataforma apple.

 

Arquitetura

• Desenvolvimento de aplicativos para IOS 6 e 7

• IDE Xcode 5.1

Introdução ao Objective-C Orientação a objetos

• Criando Classes no objective-c

• Atributos e variáveis

• Métodos e construtores

• Propriedades declaradas

• Criação de métodos de entrada e saida

 

Extensão de classes

• Criação de subclasses

• Inclusão de novas variáveis de Instância

• Acesso a variáveis de Instância existentes

• Sobreescrita de métodos

 

Protocolos

• Definição de um protocolo

• Implementação de um protocolo

 

Gerenciamento de memória

• Posse de objetos

• Contagem de referências (retain e release)

• Pools de liberação de automática

 

Tratamento de Erros e exceções

• NSError – tratamento e erros

• Criação de classes de Objetos de NSError

• Exceções

 

Visão geral do Iphone

• Criando uma classe do tipo UIViewController

• Desenhando a interface gráfica Interface 

 

Builder(IB)

• Entendendo os componentes visuais

• Arquivo File`s Owner

• Classe appDelegate

• IBOutlet

• IBAction

• Dando nome ao projeto

• Mudando as imagens de splash do projeto

• Exibindo logs com a classe Nslog

 

Navegação entre Telas

• Navegando entre Controles

• Método addSubview

• Método presentViewController

• UINavigationController

• Customizando o navigationController

• Utilizando StoryBoard para Navegação

 

Tab Bar Controller

• Criando um projeto Universal

• Configurando o icone de splash

• View Controllers do projeto

• Classe UITabBarController

• Costomizando o UITabBarController

 

WebView ( Colocando conteúdo da web no app)

• Classe UIWebView

• Criando os outlets do WebView

• Exibindo uma pagina Web no WebView

• Protocolo UIWebViewDelegate

• Diretiva #pragma mark

• viewDidLoad vs viewDidAppear

• Abrindo uma pagina no webview

• Detectando cliques no webView

 

TableView ( Exibição em tabelas)

• Crianda um TableView

• Protocolo UITableViewDataSource

• ProtocoloUITableViewDelegate

• Populando uma coleção e exibindo no tableView

• Criando uma célula customizada para a linha da tabela

 

Integrando a aplicação com XML e JSON

• Integrando sistemas com XML e JSON

• Entendendo a Classe NSXMLParser

• Lendo informações de um arquivo XML

• Carregando uma imagem a partir de uma URL

• Adicionando Um segment-control na tela de apresentação

• Parser de XML com DOM

• Parser de JSON

 

Requisições HTTP

• As NSURLRequest e NSURLConnection

• Requisições assíncronas

• Requisições síncronas

• como acessar um web service WSDL

 

Threads (Colocando parte da aplicação no background)

• Metodos performSelectorInBackGround e performSelectorOnMainThread

• Criando uma lista de threads 

• NSQueue e NSOperationQueue

 

Persistência de dados

• Salvando dados com a classe NSUserDefaults

• Os metodos da classe NSUserDefaults

• Escrita e leitura de arquivos

• Banco de dados SQLite

• Criando a base

• Adicionando a base 

• Lendo registros

• Acessando Registros 

• Excluindo Registros

• Core Data

• Preparando o projeto para utilizar o Core Data

• Persistindo objetos com o Core Data

• Consultando objetos

• Criando uma classe de persistência

 

Mapas e gps

• Introdução a mapas e gps

• Adicionando os FrameWorks Map Kit e Core 

 

Location

• Exibindo informações no mapa

• Marcando um local no mapa (alfinete)

• Lendo as coordenadas do GPS core Location

• Calculando distâncias

• Desenhando rotas

 

Multimidia

• Adicionando o frameWork Media Player

• MPMoviePlayerController

• Reproduzindo um arquivo de video

• Controlando a reprodução do video: pause e stop

• Reproduzindo musica

• Gravando áudio

• Acessando a galeria de fotos pelo aplicativo

• Instalando o projeto

 

App store

• App store

• IOS Dev center

• IOS provisioning portal

• Provisioning Profile

• Executando o projeto diretamento do aparelho

• iTunes Connect – preparando o projeto para publicar na App Store

• Publicando na app store