ANDROID - Desenvolvimento de aplicações móveis

Carga horária: 40hs

Com o crescimento do mercado Mobile, inúmeras oportunidades de trabalho vem surgindo na área. Com isso a Coti Informática apresenta o curso de Desenvolvimento Android. Neste curso o aluno aprenderá os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de aplicativos e sistemas para dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android. 

Pré-requisito: ser programador em alguma linguaguem para Web

Próximas turmas

Frequência Horário Início Término Valor
Terça e Quinta 18:00/22:00h 10/10/2017 16/11/2017 12XR$165,00
Sexta 18:00/22:00h 20/10/2017 22/12/2017 12xR$165,00(aulas quinzenais)
Sábado 13:00/17:00h 04/11/2017 13/01/2018 12xR$165,00
Java Orientado a Objetos (8 Horas)

  • Desenvolvimento dos principais conceitos de Java e suas APIs utilizando o paradigma Orientado a Objetos
  • Tipos de Dados
  • Introdução aos conceitos de Orientação a Objetos
    • Classes, Métodos, Atributos
    • Construtores
    • toString
    • equals
    • hashCode
  • Encapsulamento
    • Padrão set e get
    • Encapsulamento pelo construtor
  • Padrão JavaBean
  • Herança
  • Interfaces
  • Sobrescrita de métodos
  • Sobrecarga de métodos
  • Polimorfismo
  • Relacionamentos entre Classes
    • Agregação
    • Composição
    • Dependência
  • Multiplicidades:
    • Um-para-um
    • Um-para-muitos
    • Muitos-para-muitos
  • Relacionamento Unidirecional e Bidirecional
  • Tratamento de Exceção
    • Try/catch/finally
    • Throws
    • Throw new
  • Hierarquia de Classes de Exceção
    • Throwable, Exception, Error e suas ramificações
  • Interface Serializable

Android (32 Horas)

  • Introdução ao Android
  • Dispositivos móveis e o mercado
  • Introdução ao Android
  • Arquitetura do Android
  • Configurando o ambiente de desenvolvimento
  • Instalação do JDK, Android SDK, Simulador, Eclipse e plug-in ADT
  • Programando aplicações para Android
  • Componentes de aplicações do Android
  • Arquivo AndroidManifest.xml
  • Permissões de acesso
  • Interfaces
    • Componentes da UI
    • Diretórios de recursos
    • Resolução de tela e densidade de Pixels
    • Organizando os componentes da sua UI
    • Arquivos de Layout em XML
  • Criando Menus
  • Relacionamento entre activities e views
  • Tratamento de eventos
  • Views e layouts nativos do Android
  • Resources
    • Tipos de resources
    • A classe R e resources em arquivos XML
    • Uso de arquivos JAR externos
  • Logging
    • Como usar logging no código e visualizar as mensagens
  • Activities
    • Invocação e aplicação de layout
    • Retorno de informações e passagem de parâmetros
    • O ciclo de vida e a pilha de activities
  • Se comunicando no Android: Intenções (Intents)
    • Trabalhando em segundo plano: Serviços (Services), Tarefas Assíncronas (AsyncTasks) e Threads
    • Enviando e Recebendo mensagens: criando Intents e BroadcastReceiver
  • Actions e categories nativas do Android
  • Recebendo eventos com Broadcast Receivers
    • O que são e como funcionam os broadcast receivers
    • Configuração estática e dinâmica
    • Eventos de broadcast nativos do Android
  • Serviço de notificação, toasts e alarmes
    • Criação, configuração e cancelamento de notificações
    • Exibição de toasts
    • Configuração e agendamento de alarmes
    • Processamento em segundo plano com services
    • Criação e execução de services
    • Conexão a services
  • Armazenamento de dados
    • Armazenamento de preferências do usuário (SharedPreferences)
    • Arquivos na memória interna e externa
    • Banco de dados (SQLITE)
    • Gerenciamento de tabelas
    • Manipulação de dados
  • Content providers 
    • Uso de URIs para acesso a um content provider
    • Content providers nativos do Android
  • Webservices
    • Consumindo webservices
    • RESTFull o que é isso?
    • Recebendo dados JSON
    • Comunicação com a internet
    • Buscando informações em um Servlet
    • Enviando informações para um Servlet
  • Listas
    • Adapters do Android
    • Criando uma ListActivity
    • Eventos de uma Lista
  • Sensores
    • API do GPS
    • Mapas e Geocoding
    • Conceitos de geolocalização (latitude, longitude, calculo de distâncias)
    • Utilizando Mapas (MapView)
  • Multimídia
    • Usando a camera no seu aplicativo
  • Publicando aplicações
  • GooglePlay
  • Como preparar sua aplicação para publicação