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Objetivo:
A formação em metodologia ágil tem o objetivo ensinar ao aluno desde a utilização do SCRUM como técnicas de Gerenciamento e atuação ágil em projetos de desenvolvimento de sistemas, passando pelos papeis de Scrum Master, P.O., até a preparar os membros do time de desenvolvimento a aprender hands-on, como o desenvolvimento ágil funciona, utilizando as práticas modernas como as do Extreme Programming, com foco especial na automatização de testes com TDD, BDD, ATDD.
Ensinaremos na prática o uso das atuais ferramentas para a plataforma Java, com isso, para o último módulo exige saber Java Orientado a Objetos.
Será aplicada as técnicas Java aos Programadores e Testers.
Este treinamento tem como objetivo treinar profissionais com perfil técnico em práticas ágeis advindas do Extreme Programming (XP) e já consagradas nos times ágeis como: testes automatizados, Integração Contínua, Refinamento de Códigos, programação em par, Coding Dojos, Entrega Contínua, TDD, BDD como utilizam a estrutura Scrum para lidar com as mudanças
Será mostrada a visão real do que é criar software com Scrum. Ao longo do curso, os alunos colaboram juntos como uma equipe em uma série de Sprints, onde aplicam práticas de engenharia modernas.
Conteúdo do curso
MODULO 1 - SCRUM - Gerenciamento Ágil de Projetos - Carga horária: 16hs
Introdução à Analise de Sistemas
- Análise e Projeto de Software – Visão Geral
- Overview de Análise de Requisitos
Manifesto Ágil
- Criadores do SCRUM
- A Origem e motivação do Manifesto Ágil
- Objetivo das Metodologias Ágeis
- Desenvolvimento Ágil visão geral
- Metodologia Ágil x Metodologias Tradicionais
- Overview de outras Metodologias Ágeis mais utilizadas (Breve Introdução)
- Extreme Programming
- OpenUP
Papéis e responsabilidades
- Product Owner
- Papel no SCRUM
- Responsabilidades
- Release Planning
- ROI (Return of Investiment)
- Product Backlog
- Papel no SCRUM
- Scrum Master
- A Importância do SCRUM Master
- Scrum Master x Gerente de Projetos
- Scrum Master x Product Owner
- The Daily Scrum
- Release Planning
- Scrum Team
- Task Board
- Timebox
- Organização da Equipe
- Metodologia de Trabalho
- Equipes auto organizáveis e auto gerenciáveis
Scrum Work Products
- Product Backlog
- Historias x Requisitos
- Release Backlog
- Sprint Backlog
- Tasks
- Burndown Chart
- Importância
- Organização
- Métricas e medição de desempenho
- Escopo e Prazo de acordo com o Burndown Chart
- Técnicas de priorização
- Modelo de Kano
- Planning Poker
- Objetivo do jogo
- Estimativa de histórias e tarefas
- Planejamento
- Quadro de Kanban
- Técnicas de Organização
- Divisão das tarefas
- Correção de Bugs
- Quadro de Kanban
Sprint
- Sprint Backlog
- Organização
- Definição de prioridades
- Lidando com correção de bugs
- Daily Scrum
- Como conduzir as reuniões
- Tópicos e feedback da equipe
- Release Backlog
- Sprint Planning Meeting
- Sprint Retrospective
- Sprint Review Meeting
- PDCA – Plan, Do, Check, Act
- DoD – Definition of Done
Scrum em grandes projetos
- Aplicando o Scrum em grandes Estruturas Coorporativas
- Avaliando o tamanho da Equipe
- O Gerente de Projetos
- O Product Owner
- Divisão dos grupos de trabalho
- Avaliação de Resultados
Fluxo completo da Sprint
- Dinâmica completa para demonstração dos principais conceitos e práticas abordadas no curso
- Estudo de Caso e cenário proposto
- Avaliação do professor
Prova para a Scrum Fundamentals Certified
MODULO 2 - CURSO DE PRODUCT OWNER – CERTIFICAÇÃO CSPO - Carga horária: 16hs
Fundamentos SCRUM
- O que é Scrum?
- Para que serve e para que não serve o Scrum
- Papéis
- Apresentação do framework
Mindset PO
- O Product Owner
- Papel e responsabilidades
- Atuação no ciclo SCRUM
Gerenciando o Product Backlog
- O que é o Product Backlog?
- Como pode ser o Product Backlog?
- Evolução do Product Backlog
- Estimando o Product Backlog – estimativas Ágeis
- Ordenando o Product Backlog – diferentes técnicas
- Criando o Product Backlog
- Priorizando o Product Backlog
- Histórias – Definição e Critérios de aceitação
- Refinamento do Product Backlog (grooming)
- Definição de "Done"
- Definição de "Ready"
- Evolução do Product Backlog
- RoadMap
Eventos
- O Que o P.O. Faz em cada Cerimonial
- Cancelamento da Sprint
O que é a Visão do Produto?
- Técnicas para a definição da Visão do Produto
- O que é Roadmap do Produto?
- Técnicas para a definição do Roadmap do Produto
- Agile Planning Onion
Gerenciando os stakeholders
- Estratégias e ações
Planejamento de Releases
- O que é Release?
- O Release Planning
- MVP – Utilizando as 7 dimensões do produto
O Product Owner
- Quem é o Product Owner? Características
- O que faz o Product Owner? Atribuições
- Como é o Product Owner? Como escolher
- Participação do Product Owner no ciclo do Scrum
Dicas para o exame PSPO I
Simulados de Certificação
- Simulado 1
- Simulado 2
- Simulado 3
- Simulado 4
MÓDULO 3 - CURSO CSD CERTIFIED SCRUM DEVELOPER - Carga horária: 32hs
O curso ensina como as práticas de engenharia Ágil e as ferramentas ALM
- Scrum na engenharia de requisitos, design, desenvolvimento, teste, integração e implantação em uma única iteração.
- Formato de 32 Horas o Curso de CSD é destinado aos membros do Time Scrum, sejam eles desenvolvedores e testers.
- O treinamento foca diretamente no dia-a-dia do time ágil, aplicando vários conceitos e técnicas de engenharia de software e de facilitação para o trabalho coletivo.
- A principal ênfase deste treinamento é em automação para apoiar a Entrega Contínua (Continuous Delivery) de software.
Sprint Planning
- Métricas, Programação TDD, transformando um História Tarefas Dev, Definição da Arquitetura Dev.
CSD No Dia a Dia
- Criar os Entregáveis
- O que o CSD faz em cada Cerimonial do Scrum.
- Conduzir a Reunião Diária
- Refinamento do Backlog Priorizado do Produto
- Exercícios de Fixação - Fase Implementar
- DOR e DOD
- O que é um Incremento
- Release
Cerimoniais de Encerramento
- Como realizamos o Cerimonial de Sprint Retrospectiva e Sprint Review.
O importante é que saiam do treinamento entendendo sobre automatização de testes, integração e entrega contínua:
- Coding Dojo.
- Papel dos testes em um time ágil.
- Testes de unidade, testes como documentação, Revisão de código, “Clean Code”, Pair programming.
- Integração Contínua e algumas práticas e métricas a ela associada: Ten-minute build; Cobertura de teste e métricas de código, Fail Fast.
- Baby steps x BDUF (Big-Design-Up-Front)
- TDD (Test-Driven Development ou Test-Driven-Design)
- Injeção de dependência e mock objects.
- Testes em banco de dados: cenários e versionamento de banco.
- Testes de Interface: “Record & play” ou programados?
- Testes de aceitação e ATDD (Acceptance Test-Driven Development)
- BDD (Behavior-driven development)
- Entrega Contínua (Continuous Delivery)
- GIT ou Jenkins.
Conteúdo Programático:
- Definição do Scrum: o que é Scrum, quando e porquê utilizar Scrum, o que é Agilidade, quais os caminhos para se atingir a Agilidade, aborda-se o básico do Scrum e do framework, princípios e valores que garantem a correta compreensão do Scrum.
- Scrum framework: As reuniões, os artefatos e os papéis que compõem o processo Scrum.
- Práticas de Scrum e XP (Extreme Programming): Estimativa e planejamento (wideband Delphi, knowledge of crowds), jogo do planejamento, Planning Poker, User Stories, e outras práticas que são comumente usadas. Estimativas e métricas ágeis.
- Agile Testing: quadrante de teste em Agile, TDD em ação, BDD (Behavior-Driven Development), ATDD (Acceptance Test-Driven Development), automação de testes.
- Qualidade de código: clean code, integração continua, deploy continuo, black box testing, ferramentas de qualidade.
- Ferramentas atuais de desenvolvimento Ágil: arquillian, jenkins, git, cucumber, jpa, mockito.
- Técnicas extremas de quebra de User Stories: workflows, UI, Pareto, etc.
- Apresentação de 3 projetos reais: formação de equipes, seleção de projetos e estabelecimento do timeline dos sprints.
Simulados de Certificação
- CSD Simulado 1
- CSD Simulado 2
- CSD Simulado 3
- CSD Simulado 4