FORMAÇÃO ÁGIL COMPLETA

Carga horária: 64hs

Objetivo:

A formação em metodologia ágil tem o objetivo ensinar ao aluno desde a utilização do SCRUM como técnicas de Gerenciamento e atuação ágil em projetos de desenvolvimento de sistemas, passando pelos papeis de Scrum Master, P.O.,  até a preparar os membros do time de desenvolvimento a aprender hands-on, como o desenvolvimento ágil funciona, utilizando as práticas modernas como as do Extreme Programming, com foco especial na automatização de testes com TDD, BDD, ATDD.

Ensinaremos na prática o uso das atuais ferramentas para a plataforma Java, com isso, para o último módulo exige saber Java Orientado a Objetos.


Será aplicada as técnicas Java aos Programadores e Testers.
Este treinamento tem como objetivo treinar profissionais com perfil técnico em práticas ágeis advindas do Extreme Programming (XP) e já consagradas nos times ágeis como: testes automatizados, Integração Contínua, Refinamento de Códigos, programação em par, Coding Dojos, Entrega Contínua, TDD, BDD como utilizam a estrutura Scrum para lidar com as mudanças

Será mostrada a visão real do que é criar software com Scrum. Ao longo do curso, os alunos colaboram juntos como uma equipe em uma série de Sprints, onde aplicam práticas de engenharia modernas.

Próximas turmas

Frequência Horário Início Término Valor
Domingo 09:00/18:00h 01/09/2019 03/11/2019 10xR$310,00(não haverá aula no terceiro domingo de cada mês e nem em 13/10/2019)

MODULO 1 - SCRUM - Gerenciamento Ágil de Projetos - Carga horária: 16hs

 Introdução à Analise de Sistemas

  • Análise e Projeto de Software – Visão Geral
  • Overview de Análise de Requisitos 

Manifesto Ágil

  • Criadores do SCRUM
  • A Origem e motivação do Manifesto Ágil
  • Objetivo das Metodologias Ágeis
  • Desenvolvimento Ágil visão geral
  • Metodologia Ágil x Metodologias Tradicionais
  • Overview de outras Metodologias Ágeis mais utilizadas (Breve Introdução)
    • Extreme Programming
    • OpenUP 

Papéis e responsabilidades 

  • Product Owner
    • Papel no SCRUM
      • Responsabilidades
      • Release Planning
    • ROI (Return of Investiment)
    • Product Backlog 
  • Scrum Master
  • A Importância do SCRUM Master
  • Scrum Master x Gerente de Projetos
  • Scrum Master x Product Owner
  • The Daily Scrum
  • Release Planning         
  • Scrum Team
    • Task Board
    • Timebox
    • Organização da Equipe
    • Metodologia de Trabalho
    • Equipes auto organizáveis e auto gerenciáveis

Scrum Work Products 

  • Product Backlog
    • Historias x Requisitos
    • Release Backlog
  • Sprint Backlog
    • Tasks
    • Burndown Chart
      • Importância
      • Organização
      • Métricas e medição de desempenho
      • Escopo e Prazo de acordo com o Burndown Chart
  • Técnicas de priorização
    • Modelo de Kano
    • Planning Poker
      • Objetivo do jogo
      • Estimativa de histórias e tarefas
  • Planejamento
    • Quadro de Kanban
      • Técnicas de Organização
      • Divisão das tarefas
      • Correção de Bugs           

Sprint

  • Sprint Backlog
    • Organização
    • Definição de prioridades
    • Lidando com correção de bugs
  • Daily Scrum
    • Como conduzir as reuniões
    • Tópicos e feedback da equipe
  • Release Backlog
  • Sprint Planning Meeting
  • Sprint Retrospective
  • Sprint Review Meeting
  • PDCA – Plan, Do, Check, Act
  • DoD – Definition of Done

  

Scrum em grandes projetos

  • Aplicando o Scrum em grandes Estruturas Coorporativas
  • Avaliando o tamanho da Equipe
    • O Gerente de Projetos
    • O Product Owner
    • Divisão dos grupos de trabalho
  • Avaliação de Resultados

 Fluxo completo da Sprint

  • Dinâmica completa para demonstração dos principais conceitos e práticas abordadas no curso
  • Estudo de Caso e cenário proposto
  • Avaliação do professor

Prova para a Scrum Fundamentals Certified

 

MODULO 2 - CURSO DE PRODUCT OWNER – CERTIFICAÇÃO CSPO - Carga horária: 16hs

Fundamentos SCRUM

  • O que é Scrum?
  • Para que serve e para que não serve o Scrum
  • Papéis
  • Apresentação do framework 

Mindset PO

  • O Product Owner 
  • Papel e responsabilidades
  • Atuação no ciclo SCRUM

Gerenciando o Product Backlog

  • O que é o Product Backlog?
  • Como pode ser o Product Backlog?
  • Evolução do Product Backlog
  • Estimando o Product Backlog – estimativas Ágeis
  • Ordenando o Product Backlog – diferentes técnicas
  • Criando o Product Backlog
  • Priorizando o Product Backlog
  • Histórias – Definição e Critérios de aceitação
  • Refinamento do Product Backlog (grooming)
  • Definição de "Done"
  • Definição de "Ready"
  • Evolução do Product Backlog
  • RoadMap

 Eventos 

  • O Que o P.O. Faz em cada Cerimonial
  • Cancelamento da Sprint

 O que é a Visão do Produto?

  • Técnicas para a definição da Visão do Produto
  • O que é Roadmap do Produto?
  • Técnicas para a definição do Roadmap do Produto
  • Agile Planning Onion

Gerenciando os stakeholders

  • Estratégias e ações

Planejamento de Releases

  • O que é Release?
  • O Release Planning
  • MVP – Utilizando as 7 dimensões do produto

O Product Owner

  • Quem é o Product Owner? Características
  • O que faz o Product Owner? Atribuições
  • Como é o Product Owner? Como escolher
  • Participação do Product Owner no ciclo do Scrum

Dicas para o exame PSPO I

Simulados de Certificação

  • Simulado 1
  • Simulado 2
  • Simulado 3
  • Simulado 4

MÓDULO 3 -  CURSO CSD CERTIFIED SCRUM DEVELOPER - Carga horária: 32hs

 O curso ensina como as práticas de engenharia Ágil e as ferramentas ALM

  • Scrum na engenharia de requisitos, design, desenvolvimento, teste, integração e implantação  em uma única iteração.
  • Formato de 32 Horas o Curso de CSD é destinado aos membros do Time Scrum, sejam eles desenvolvedores e testers.
  • O treinamento foca diretamente no dia-a-dia do time ágil, aplicando vários conceitos e técnicas de engenharia de software e de facilitação para o trabalho coletivo.
  • A principal ênfase deste treinamento é em automação para apoiar a Entrega Contínua (Continuous Delivery) de software.

Sprint Planning

  • Métricas, Programação TDD, transformando um História Tarefas Dev, Definição da Arquitetura Dev.

CSD No Dia a Dia

  • Criar os Entregáveis
  • O que o CSD faz em cada Cerimonial do Scrum.
  • Conduzir a Reunião Diária
  •  Refinamento do Backlog Priorizado do Produto
  •  Exercícios de Fixação - Fase Implementar
  • DOR e DOD
  • O que é um Incremento
  • Release

Cerimoniais de Encerramento

  • Como realizamos o Cerimonial de Sprint Retrospectiva e Sprint Review.

O importante é que saiam do treinamento entendendo sobre automatização de testes, integração e entrega contínua:

  •  Coding Dojo.
  • Papel dos testes em um time ágil.
  • Testes de unidade, testes como documentação, Revisão de código, “Clean Code”, Pair programming.
  • Integração Contínua e algumas práticas e métricas a ela associada: Ten-minute build; Cobertura de teste e métricas de código, Fail Fast.
  • Baby steps x BDUF (Big-Design-Up-Front)
  • TDD (Test-Driven Development ou Test-Driven-Design)
  • Injeção de dependência e mock objects.
  • Testes em banco de dados: cenários e versionamento de banco.
  • Testes de Interface: “Record & play” ou programados?
  • Testes de aceitação e ATDD (Acceptance Test-Driven Development)
  • BDD (Behavior-driven development)
  • Entrega Contínua (Continuous Delivery)
  • GIT ou Jenkins.

 Conteúdo Programático:

  • Definição do Scrum: o que é Scrum, quando e porquê utilizar Scrum, o que é Agilidade, quais os caminhos para se atingir a Agilidade, aborda-se o básico do Scrum e do framework, princípios e valores que garantem a correta compreensão do Scrum.
  • Scrum framework: As reuniões, os artefatos e os papéis que compõem o processo Scrum.
  • Práticas de Scrum e XP (Extreme Programming): Estimativa e planejamento (wideband Delphi, knowledge of crowds), jogo do planejamento, Planning Poker, User Stories, e outras práticas que são comumente usadas. Estimativas e métricas ágeis.
  • Agile Testing: quadrante de teste em Agile, TDD em ação, BDD (Behavior-Driven Development), ATDD (Acceptance Test-Driven Development), automação de testes.
  • Qualidade de código: clean code, integração continua, deploy continuo, black box testing, ferramentas de qualidade.
  • Ferramentas atuais de desenvolvimento Ágil: arquillian, jenkins, git, cucumber, jpa, mockito.
  • Técnicas extremas de quebra de User Stories: workflows, UI, Pareto, etc.
  • Apresentação de 3 projetos reais: formação de equipes, seleção de projetos e estabelecimento do timeline dos sprints.

Simulados de Certificação

  • CSD Simulado 1
  • CSD Simulado 2
  • CSD Simulado 3
  • CSD Simulado 4