Neste curso de Dsenvolvedor Mobile o aluno aprenderá os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de aplicativos e sistemas para todos os dispositivos móveis.

CURSO DE DESENVOLVEDOR MOBILE | ESCOLA DE NERDS

MOBILE DEVELOPER (ANDROID, IONIC e KOTLIN)

Carga horária: 132hs

 

OBJETIVO:

Aprender a fazer app para mobile, seja híbrido(Ionic3) ou Android em Java eKotlin, e capacitar o aluno para desenvolver aplicativos profissionais para todas as versões do Android disponíveis no mercado. Criar Apps Híbridas que rodam em Iphone e Android.

 Ao final do curso, os participantes estarão aptos a:

 

Próximas turmas

Frequência Horário Início Término Valor
Segunda à Sexta 09:00/13:00h 07/01/2019 21/02/2019 12xR$450,00

 

Orientação a Objetos em Android (32 horas)

  • Estruturas Lógicas e de Comparação
  • Operadores
  • Tipos de Dados
  • Introdução aos conceitos de Orientação a Objetos
  • Classes, Métodos, Atributos
  • Construtores
  • toString
  • equals
  • hashCode
  • Encapsulamento
  • Padrão set e get
  • Encapsulamento pelo construtor
  • Padrão JavaBean
  • Herança
  • Interfaces
  • Sobrescrita de métodos
  • Sobrecarga de métodos
  • Polimorfismo
  • Relacionamentos entre Classes
  • Agregação
  • Composição
  • Dependência
  • Multiplicidades:
  • Um-para-um
  • Um-para-muitos
  • Muitos-para-muitos
  • Auto-relacionamento
  • Relacionamento Unidirecional e Bidirecional
  • Como passar dados de uma tela para outra,  Levando um Objeto
  • Como passar dados de uma tela para outra Levando uma Lista
  • Como encher uma ListView com um ArrayList do Java
  • Como Gravar Texto em um cartão de Memória
  • Como Ler texto em um cartão de Memória do celular
  • Programa de Login com Arquivo Txt

 

 Android (48 horas)

  • Configurando o Android
  • Iniciando no ambiente Android
  • Estrutura de um Projeto Android
  • O arquivo strings.xml
  • Entendendo o main.xml
  • Configurando o AndroidManifest.xml
  • Activity
  • A Classe R
  • Objetos para criação de formulários
  • Criando eventos
  • Acesso a WebServices (conexão com o Java)
  • Async
  • Envio de SMS, Emails
  • Exibição de Imagens
  • Gravação e leitura de arquivos
  • MediaPlayer (musica)
  • Bundle (Transporte de Dados)
  • Adapter, ArrayAdapter
  • Lista, Vetor, Json
  • Componentes (Alerts, Toasts, Spinner, ImageView)
  • Intents (Mudanaça de Tela)
  • Botões (Radio, Checkbox)
  • Layouts (LinearLayot, ScrollView, ListView, TableRow, FrameLayout)
  • Toolbar, ActionBar
  • Banco de Dados SQLite (Online)
  • Permissões
  • Gmaps (mapa de localização)
  • Programas Com Gmaps (Tempo) Percurso
  • Programas com gmapsAn[álise de Rotas
  • Programas com o Google Maps WebService com Cep
  • Criação de API key Google (chave de acesso)
  • Galeria de Imagens e Videos
  • Criação de APK e instalação no celular

 

Ionic3 (32 horas)

  • Classes
  • Arrow Functions   
  • Decorators 
  • Constructor, Getters, Setters  
  • Introdução a Interfaces e Heranças  
  • Lists
  • Enums                 
  • Components
  • Promises
  • RESTful Services
  • Events&Notify
  • Ionic-CLI para criação do projeto
  • Generators 
  • Components
  • Webcomponents& Two-way-data-binding   
  • ngModel, ngFor, ngIf, ngStyle, ngClass, ngSwitch
  • Introdução a plugins (Cordova) – Câmera, GPS, Acelerômetro, Gmaps, Vídeo e Som.
  • Introdução a temas com CSS, SASS;
  • Estrutura do projeto IONIC
  • package.json, npm, config.xml
  • Componentes do Ionic: Menu, Tabs, Cards, Modais, Grids, Icons
  • Introdução a emulação de dispositivos, deploy e debug
  • Utilizando lista StaticItnernafazedo um Crud sem Banco de Dados
  • Utilizando Lista com Serviços feito por
  • Introdução a RESTful API com Mongo, ExpressJS, Angular e Nodejs (MEAN Fullstack)
  • Introdução a Design Patterns comoIoC, Dependency Injection, Sigleton, Factory, Observer.
  • Introdução a publicação na Playstore e Applestore
  • Como monetizar o seu app
  • Criando e utilizando services e providersCriando e utilizando services no Ionic
  • Diferenças do IONIC 2 para IONIC 3

 

 

Kotlin (32 horas)

  • Linguagem de ProgramaçãoKotlin
  • Kotlin na Máquina Virtual Java
  • Configurando Sua Máquina
  • Variáveis
  • Tipos Primitivos &Strings
  • Null Safe
  • Controle de Fluxo: If/Else
  • Controle de Fluxo: When
  • Variáveis(mutáveis e imutáveis), constantes e funções.
  • Classes, herança enums,interface, propriedades e Smartcasts.
  • Collections
  • Funções
  • Classes e Objetos
  • Lambdas
  • Collections: Lists
  • Collections: Set
  • Collections: Map
  • Enumerados (Enum)
  • Arrays, list e extensions.
  • Function Type emKotlin
  • Function Extension
  • Loops, for in, ranger, if, else, when.
  • Nullable types, Non-Null Types lambdas(map, filter)
  • ListView para exibição de uma lista de nomes.
  • A criação de botões e mensagem exibida com Toast na tela
  • ArrayAdapter
  • A criação de um menu com opções para diferentes Activitys
  • Criação de abas no aplicativo.
  • Data Classes
  • Lista de Conteúdos
  • Recuperando as Views
  • Criando o Layout com RecyclerView e CardView
  • Configurando a RecyclerView com Adapter
  • Exemplo em Kotlin imperativo
  • Consumindo API REST no Android com Retrofit em Kotlin
  • JsonServiceClient