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O que você vai aprender nesse curso

Objetivos da formação

  • Transmitir conceitos importantes do Framework Scrum (Teoria)
  • Aplicar os conceitos aprendidos em dinâmicas (Prática)
  • Preparação para, pelo menos, 11 certificações Ágeis (Simulados)

Material do curso

Ao término da formação o aluno estará apto a:

  • Aplicar os conceitos aprendidos em ambientes ágeis e híbridos.
  • Passar nos exames de certificação e que sejam aprovados.

Conteúdo do curso

Módulo I – Principais Certificações Ágeis (Scrum) 

  • Principais certificações ágeis para os desenvolvedores:
    • Professional Scrum Developer – Scrum Org
    • Professional Scrum Master – Scrum Org
    • Professional Product Owner – Scrum Org
    • Scrum Developer Certified (SDC®) – Scrum Study
    • International Scrum Team Member Awareness – Scrum as
    • International Scrum Master Foundation – Scrum as
    • International Product Owner Foundation – Scrum as
    • Scrum Developer Accredited Certification – Scrum Institute
    • Scrum Team Member Accredited Certification – Scrum Institute
    • Scrum Product Owner Accredited Certification – Scrum Institute
    • Scrum Master Accredited Certification – Scrum Institute

Módulo II – Tendências e o Mercado Ágil

  • Tendência do mercado em buscar profissionais que tenham conhecimento em
    ambientes ágeis ou que já tenham trabalhado em ambientes ágeis.
  • Diferença entre ambiente não Ágil, ambiente Ágil e híbridos.
  • Principais empresas Ágeis.

Módulo III – Introdução ao Mundo Ágil

  • Principais desafios do Mundo Ágil
  • Metodologia versus Framework verus Boas Práticas
  • Manifesto para o Desenvolvimento Ágil
  • Princípios do Manifesto Ágil
  • Gestão Tradicional Preditivo (Cascata) versus Métodos Ágeis (Adaptativo)
  • Metodologia eXtreme Programming – XP
  • Práticas
    • Pair Programming
    • Mob Programming
    • Code Review
    • Test-Driven Development (TDD)
    • Behavior-Driven Development (BDD)
    • Pair Designing
    • Continuous Integration (CI) e Continuous Deployment (CD)
  • Métodos Ágeis x Gestão de Projetos Tradicionais
  • Modelo Tradicional – Preditivo (Cascata)
  • Modelo Ágil – Adaptativo
  • O Ágil e seus Frameworks

Módulo IV – Framework Scrum + Dinâmicas

  • O que é o Scrum
  • O que é o Scrum na prática?
  • Visão do Framework
  • Papeis e Responsabilidades
    • SM
    • PO
    • Developers
  • Eventos do Scrum / Cerimônias
    • Eventos - Timebox
    • Planejamento da Sprint
      • 1ª. Etapa - “O que”
        • Estimativa de Complexidade/Pontos de História
          • Estimativa por Afinindade (Triangulação)
          • Estimativa T-SHIRT Sizing
          • Estimativa em Dias (ou horas) ideais
          • Estimativa por Planning Poker (Fibonacci)
      • 2ª. Etapa - “Como”
      • 3ª. Etapa - ”Por Que” (Guia Scrum 2020)
    • Sprint e Reuniões Diárias
    • Reunião Revisão da Sprint
    • Reunião Retrospectiva da Sprint
  • Artefatos do Scrum
    • Backlog da Sprint - Meta da Sprint (Guia Scrum 2020)
    • Backlog do Produto - Meta do Produto (Guia Scrum 2020)
    • Incremento - Definição de Pronto (Guia Scrum 2020)
  • Pilares do Scrum
    • Transparência
    • Inspeção
    • Adaptação - Times Auto-Gerenciáveis acima de Auto-Organizados (Guia Scrum 2020)
  • Valores do Scrum
    • Coragem
    • Foco
    • Comprometimento
    • Respeito
    • Abertura
  • Meta do Produto (Guia Scrum 2020)
  • Gráficos no Scrum
    • Burndown da SPRINT
    • Burnup da SPRINT
    • Barras Burndown
  • Diferenças entre o Scrum Guide 2020 e os anteriores.

Módulo V – O que acontece no Mundo real

  • Sprint “Zero” – O início do produto!
  • Estimativas
    • O Gerente de Projeto pediu-me um cronograma e estimativa em horas! O que fazer?
  • Sprint e as Mudanças
    • Não são permitidas mudanças no Objetivo da Sprint durante a sua execução.
    • Não podemos incluir, alterar ou excluir itens no Backlog da Sprint durante a sua
      execução, salvo algumas exceções.
    • O Time de Desenvolvimento pode incluir, alterar ou excluir tarefas no Backlog da
      Sprint durante a sua execução.

Módulo VI – Atividades online (Mão na Massa)

  • Reunião de Planejamento da Sprint
  • Definição de Pronto (DoD - Definition of Done)
  • Radiadores de Informação no Projeto
    • Híbridos x Full Remote x Presencial
  • Planejamento das Releases
  • Backlog do Produto
  • Reuniões de Grooming
  • Conceito de DEEP
  • Histórias de Usuários (User History)
  • Testes de aceitação da História de usuário
  • Estimativa de Complexidade/Pontos de História
    • Jogando Planning Poker! (Fibonacci)
  • Definition of Ready (DoR)
  • Definir Metas/Objetos das Sprints
  • Sprint e seus eventos
    • Sprint e as Mudanças
    • Backlog da Sprint
    • Reunião Diária / Daily / Stand up meeting
  • Velocidade do Time
  • Como anda a felicidade do time?
    • Calendário Niko-Niko ou Happiness chart
    • Safety check